Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

02/03/2014

Como Escolher o Seu Barco

Na primeira vez que tive um barco acho que escolheram por mim, apesar de investigar bastante. Nada de mais nisso; ouve-se uma opinião aqui e outra ali, mas fui feliz na escolha pro meu objetivo. Comprei um Atol23; era o Meu Barco, confiava muito nele, afinal é um projeto do Cabinho, mas porque escolhi um Atol e não um Velamar? de antemão: nada contra um Velamar, viu?!! rsrsrs!

Escolhi na época um Atol porque era um barco de cruzeiro, isso se dividirmos os barcos em 2 categorias: cruzeiro e regata; queria um barco pra enfrentar MAR, com letra maiúscula mesmo; nas minhas andanças por aí descobri que você pode perfeitamente sair do Rio e ir pra Ilha Grande num Pomar 19, já cruzei com um deles há mais de 20 milhas lá fora. Acho que era um Pomar... não sou bom com marcas e modelos de barco... nem de carro (porque não tenho) e no fundo barco é barco, o que importa é a linha, a curvatura, o jeitão... Ih ficou no vácuo né?!

Mas é isso mesmo, barco é barco e o que você precisa definir é O QUE VC  QUER FAZER COM ELE!

Vais ficar velejando na baía e só vez por outra vai dar um salto mais longe?

Quão longe? 20 milhas? 80?
A questão é resolvida na base da distância, explico: se vc vai sair pra tão longe que vc mesmo não consegue levar porque tem dormir e não consegue ficar acordado 24 horas, então procure um barco maior que dê pra uma tripulação te substituir, e se isso for o caso significará forçosamente que vc vai sair da baía... tem que ser um barco que aguente MAR, o que também não significa que tenha que ser um tanque de guerra mas que te dê CONFORTO, afinal de que adianta um barco "forte" e pequeno se vc não consegue dormir de tanto sacolejar em qualquer marola? Esse quão longe depende do conforto (camas) que vc vai proporcionar a sua tripulação.. dormir no chão pode não ser uma boa opção; se bem que eu prefiro.... além de sacudir menos, inclinar nas cambadas, ainda posso servir de lastro baixando o centro de gravidade, se é que alguém como eu serve de peso pra alguma coisa...

Se vc vai pra longe vai precisar de uma cozinha, de um fogão, de um isopor com gelo... aqui começa a definição do TEU barco...

Olhe bem que a escolha do TEU barco NÃO depende somente do BARCO, depende também de você! Aqui começa a escolha do Comandante feita pelo Barco... rsrs!

Qual a tua experiência com barcos? Essa resposta vai definir que tipo de barco vc pode ter, existem barcos técnicos, nervosos até, quer ver um exemplo? Barcos que possuem um estai largável e que deve ser caçado num bordo e afrouxado no outro, o que torna a manobra de cambar um transtorno (eu detesto isso), tipicamente são barcos que possuem 2 estais na popa, um de cada bordo, e a vela grande (mestra) é maior que a angulação do estai e não camba se vc não afrouxar o estai. Existem barcos que têm tanta regulagem que até pra vc ir ao banheiro alguém tem que ajustar as coisas... Ah, o banheiro.... bem lembrado!!!

Vou contar minha estória evolutiva na procura do barco certo pra mim, como eu disse, primeiro comprei um Atoll e logo de cara fui pra Ilha Grande, mas vou deixar essa história pra outro post, pois aí vc vai entender melhor o que é escolher o TEU barco, ou ficar mais confuso né???!!! kkkkk!!!!
Abração!