Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

09/12/2011

Uma Meia Lua no Céu, está Crescendo ou Minguando?

Todas as vezes que eu olhava um calendário, ou mesmo a tábua de maré (http://www.mar.mil.br/dhn/chm/tabuas/index.htm) via alguns símbolos da lua e não entendia se ela estava crescendo, minguando ou se estava cheia ou se era lua nova; o mesmo problema se dava olhando o céu. Aí o meu sábio Pai, meio astrônomo, meio guru e apaixonado por um tijolo e cimento me ensinou o seguinte:

1- Se a lua estiver com a forma de um "C" com a boca virada pra leste ela está crescendo
2- Se a boca estiver virada pra oeste está minguando

Então nunca mais tive dúvida. Na apresentação da tábua de maré é a mesma coisa, mas eu ainda tinha dúvidas quando era lua cheia ou lua nova; a lua cheia é brilhante clara, portanto a lua escura e redonda é a lua nova, sendo a lua cheia aquela clara sem preenchimento. Lembrando que estas luas influenciam e muito nas alturas das marés provocando o que chamamos de marés de Sizígea (as maiores amplitudes) e Quadratura (as menores amplitudes). as sízígeas possuem preamar maiores e baixamar menores e as de quadratura são o inverso.
Abraço Grande!!!