Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

25/06/2011

ERRATA!!! O sol nasce no leste?

Pessoal, o Emilio Henrique verificou uma informação errada no contexto do artigo: "O sol nasce no leste?"

A sequência visava o cálculo do azimute com relação ao nascente do sol do último artigo e numa frase coloquei "por de sol"... segue na íntegra o erro: "Se o sol nasce no leste, ou perto do leste, o sul está à direita de quem vê o por de sol, nunca se esqueça disto!
Às vezes esta simples informação pode significar o rumo correto na emergência..."

pois é... estávamos falando se o sol NASCE no leste e uma simples troca de nascente pra poente  faz dessas coisas!!! Rumo errado!!!!

o CORRETO é: Se o sol nasce no leste, ou perto do leste, o sul está à direita de quem vê o NASCER do sol, nunca se esqueça disto!

Emilio, Obrigado!!!

23/06/2011

sobrevivência no Mar 4 - o Sol nem sempre Nasce no Leste

A tabela acima ficou ruim mesmo... mas vamos explicá-la; só colocar a tabela de nada vale né mesmo?!
a idéia é tabular os azimutes do sol de forma que ao plotar o ponto de nascente - onde o sol nasce - saibamos onde é o NORTE, pois ao longo do ano o sol vai deixando de nascer exatamente no leste, consequentemente o ângulo entre  o nascer do sol e o norte não está sempre em 90 graus....

o valor em graus que aparece na tabela indica a quantos graus está o norte partindo do ponto de nascente; vamos a um exemplo:

suponha que vc está em algum ponto do rio de janeiro... lembrando a máxima da navegação: "um Comandante SEMPRE deve ter sua posição estimada  na cabeça" é preciso sempre ter uma idéia de qual paralelo e meridiano vc está... assim se sua posição estimada é pelas bandas do sul a sua latitude estimada estará na casa dos 43 graus Sul, aoobservar a tabela vc verifica que não tem 43 graus.. então use 45 que está mais próximo e o erro não será grande coisa pra quem está sem orientação menhuma...
observe também que a tabela está orientada a cada mês do ano e com tabulação de alguns dias e não todos; portanto se hoje é dia 22 e vc quer saber onde é o norte verdadeiro a partir da observação do ponto do nascer do sol basta ir na tabela no dia 21 de junho e cruzar com a latitude 45 para achar o valor de 56.

56 graus significa o azimute do sol ao nascer, o que significa que o sol no dia 21 de junho na latitude de 45 Sul está a 56 graus do norte verdadeiro; ou seja o norte estará a 56 graus a sua esquerda a partir do ponto de nascente.

observe que interessante: se esta tabela é correta então se eu estiver no equador  na latitude zero graus no verão o sol estará 90 graus com o norte, se observar a tabela vai verificar que no dia 21 de março (quando termina o verão) o sol tem azimute de 90 graus. se observar um pouco mais a tabela vais perceber que o erro de considerar sempre que o norte está a 90 graus do nascer do sol vai te levar a GRANDES erros de rumo.... portanto: é bom ter esta tabelinha a bordo...
vou colocar ela aqui melhorada... infelizmente não consigo melhor definição da imagem...
Abraço Grande