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Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

23/05/2011

A sobrevivência no mar envolve diversos aspectos, desde o psicológico até àqueles dependentes de conhecimento das disciplinas de Mestre Arrais e Capitão Amador. Algumas orientações de sobrevivência são bastante óbvias outras parecem contrárias ao “senso comum”, entretanto são orientações valiosas, pois parodiando uma frase de um amigo de lista: ”O mar é um ambiente hostil”


1- Não é muito falar sobre a dureza do sol, portanto proteja-se usando o que tiver à mão, sombra, protetor se houver, roupas, cuidando para que a sudorese não acarrete outro aspecto tão pior quanto, a desidratação.

2- Cuidado com a hipotermia (perda de calor corporal ao extermo), pois ela pode levar à exaustão em alguns minutos, em 10 graus o ser humano pode ficar inconsciente em 1 hora; lembre-se: mesmo no rio de janeiro se pode experimentar água abaixo dos 20 graus; o que nos dá algumas horas apenas. veja uma tabela de Hipotermia:


3- Uma vez no mar tenha sempre consciência (pelo menos estimada) de onde vc está; em caso de naufrágio vc sempre saberá pra onde rumar, mas lembre-se: nem sempre a melhor alternativa é onde a terra é mais próxima, há relatos de que a sobrevivência foi possível ao se optar por um rumo de 3.000 milhas de distância em detrimento de outro mais perto de 200 milhas... o rumo a 200 milhas apenas era no contravento. É muito difícil andar no contravento em embarcação miúda, mesmo no motor de popa.

4- Você pode escolher seu rumo no visual mas lembre-se que a distância do visual depende da altura do objeto e da altura do nível dos olhos em relação ao nível do mar. Numa embarcação de sobrevivência a altura dos seus olhos estará a poucos metros do nível do mar e qualquer objeto no mesmo nível do mar somente será visível a pouco menos que o dobro da raiz quadrada da altura dos olhos, a visibilidade é menor que 2 √h onde h é a altura do olho.

5- Se tiver sede Nunca, mas nunca mesmo, beba água do mar ou urina; o tempo de sobrevivência da vida humana cai drasticamente nesta condição se comparada com um indivíduo que não a tenha ingerido.

Continuaremos na próxima semana, até lá!!!

O material resumido aqui pode ser encontrado em sua totalidade em: http://www.mar.mil.br/dhn/dhn/index.html



Abraço Grande!!!

Elmo