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Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

02/03/2011

Tenho um GPS e aí? Como me Acho na Carta Náutica?

Primeiramente um aviso: é preciso conhecer o assunto para plotar na carta náutica uma posição obtida no GPS, pois do contrário você vai plotar o ponto no lugar errado!!! Vou explicar mais.

A carta náutica é impressa usando-se uma referência, se esta referência não é a mesma no qual o GPS também esteja referenciado vai acarretar em erro de plotagem; normalmente as cartas vêm referenciadas no WGS que é um padrão internacional, porém pode ocorrer que ela esteja referenciada (caso Brasil) no Córrego Alegre (em Minas Gerais) aí é fundamental que o GPS também esteja “setado” para esta mesma referência; o erro acarretado por divergências na referência não são enormes, mas o suficiente para acarretar um acidente, afinal passar a 100 metros de uma pedra pode ser significativo... portanto ao usar GPS e carta náutica certifique-se que ambos estejam na MESMA referência!!!!!!!!

Não vamos entrar no detalhe de como é construída a carta, nos meridianos, paralelos, latitudes e longitudes... o ponto aqui é: um GPS setado na mesma referência da carta, uma carta referente à região na qual está navegando e usando o GPS; obviamente iremos nos deter no ponto de que estamos no Brasil, Área Marítima Charlie (Rio, SP e sul do país), portanto estamos falando de Latitude Sul e longitude Oeste!!!!!!!!!

Para efeito de leitura da carta nesta região a LONGITUDE é lida na escala horizontal superior e inferior da carta e esta longitude cresce para a esquerda, ou seja (sempre considerando que estamos no Brasil área C) a longitude cresce para a esquerda, vou dar um exemplo: o farol da ilha Rasa no Rio está próximo longitude 43º e 8’ Oeste se deslocarmos para a esquerda para as ilhas Cagarras estaremos na longitude 43º e 11’ Oeste. A longitude cresceu ao nos deslocarmos para a esquerda, ao nos deslocarmos para oeste (abreviado pela letra W). observe que estamos falando nos pontos cardeais, Leste (E), Oeste (W), Norte (N) e Sul (S) cuja compreensão ortogonal é fundamental para sua orientação; para facilitar a orientação TODAS as cartas estão ortogonalmente orientadas neste sentido independente do desenho da costa ou orientação do mar; deste mesmo sempre teremos o alto da carta e a parte inferior orientadas no eixo norte-sul tendo a parte superior voltada para o norte, como são ortogonais (90 graus) teremos o leste (E) à direita e o oeste (W) à esquerda.

Dissemos que a longitude é lida na escala superior e inferior da carta, a LATITUDE é lida na escala vertical posta nas laterais da carta náutica. A nossa latitude é sempre Sul exceto se você estiver mais ao norte de Marajó. A latitude sempre cresce (lembrando que falo da região sul-sudeste do Brasil) ao se deslocar para o sul, ou seja, sempre que vou descendo a posição na carta a latitude vai crescendo. Assim, se eu sair de Paquetá no fundo da baía da Guanabara e for para o farol da Rasa a latitude vai crescer, PIS estou me deslocando de cima (norte) para baixo (sul) na carta.

Plotar uma posição na carta é como jogar “batalha naval” é claro que considerando o entendimento de ângulos e a contagem dos “tracinhos” nas escalas. Para exercitar o conceito colocamos uma representação da escala com alguns pontos pltados, mas antes disso vamos entender que os valores numéricos de graus e minutos podem variar de escala para escala nas cartas, pois existem cartas de grandes e pequenas escalas, lembrando SEMPRE que a navegação deve SEMPRE ser feita na maior escala, onde se tem mais detalhes do acidentes geográficos que podem representar grandes perigos.

As cartas sempre apresentam as escalas de latitude e longitude pintadas em preto e brando de forma a facilitar a visualização a cada minuto de grau, o importante é entender que um conjunto de 10 pequenos tracejados (neste caso) representam 1 minuto de grau, ou seja, 60 segundos. Nos grandes tracejados preto e branco existe uma divisão ao meio composto de 5 pequenos tracejados, portanto representam meio minuto de grau, ou 30 segundos; assim cada pequeno tracejado representam 6 segundos.

O quadriculado abaixo ajuda a identificar o ponto no eixo de coordenadas onde serão determinados a latitude e a longitude, lembrando que : latitude se lê no eixo vertical.

Os pontos plotados devem ser lidos em ordem para facilitar o entendimento, então observe o ponto”A”; se traçarmos uma vertical ele vai interceptar a escala de longitude exatamente no ponto 44ºW no retângulo preto; se deslocarmos 10 quadradinhos para esquerda neste retângulo preto encontraremos o ponto 44º e 1’W; se deslocarmos para a direita estaremos na longitude 43º e 59’W, observe que transitamos da longitude 44ºW para a longitude 43ºW. é preciso tomar muito cuidado com estas marcações pois a diferença de 1 grau pode representar 60 milhas de diferença de posição. Destacamos que distâncias na carta náutica somente devem ser tomadas na escala de latitude (escala vertical). Assim como fizemos verticalmente para achar a longitude do ponto “A” faremos horizontalmente para achar a latitude do ponto, que no caso serão exatos 23º W.

 
Entendemos que os exemplos são suficientes para o entendimento de como se plota um ponto, ou se lê um ponto na carta. Espero ter sido útil; Abração!!!